Categorias
Memória

Unidades escolhem novas Diretorias

CAp e Escola de Química vão às urnas. Letras adota voto paritário e Ifcs define comissão. Faculdade de Direito já tem nova Diretoria.

Diversas unidades da UFRJ começam a definir os novos diretores. A Faculdade de Direito já sabe de quem será a próxima gestão. O Colégio de Aplicação e a Escola de Química vão às urnas nesta quinta e sexta-feira. Já o Ifcs e a Letras ainda estão definindo como será o processo.
 

Faculdade de Direito

O professor Flávio Martins, da chapa 2, foi o eleito com 46,66% dos votos. Ele obteve 14% a mais que o segundo colocado, José Ribas, com 32,94%. No total, 44 docentes, 44 funcionários técnicos-administrativos e 1.473 estudantes participaram do processo eleitoral, ocorrido de 19 a 21 de outubro.

Durante a campanha, Flávio Martins enfatizou, entre outras coisas, que pretende manter, preservar e promover melhorias no escritório modelo da unidade. O diretor eleito garantiu também que almeja aproximar, gradativamente, os alunos do Mestrado da FD com a Graduação, envolvendo esses estudantes na orientação de monografias e na colaboração com docentes. “O nosso objetivo principal é (…) restaurar a base de sustentação de nossa história, que são a pluralidade e o criticismo, assim referendando o cargo da FD como a principal Faculdade de Direito do país, que precisa retomar seus compromissos sociais”, disse o professor em entrevista ao Centro Acadêmico Cândido de Oliveira (CACO).

Letras 

A comunidade acadêmica da Faculdade de Letras (FL-UFRJ) realizou nesta quarta-feira, 4 de novembro, uma assembléia geral, no hall da biblioteca José de Alencar, para definir quais serão os critérios para a  próxima eleição dos dirigentes da FL. Na reunião ficou definido que o voto paritário será o caminho para a escolha dos novos dirigentes.

Com a paridade, os votos de docentes, técnicos-administrativos e estudantes têm pesos diferentes. Nas últimas eleições da Faculdade de Letras, o sufrágio universal, no qual os votos têm o mesmo peso, era o modelo adotado para a eleição da direção.

CAp

O Colégio de Aplicação da UFRJ elege a nova Diretoria, nesta quinta e sexta (dias 5 e 6). A chapa “Cultivar”, encabeçada pela atual diretora Celina Maria Costa e pela vice-diretora Mirian Kaiuca, é a única candidata até o momento. 

Ifcs

Já no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), a Comissão Eleitoral definirá o prazo de inscrição das chapas concorrentes, para o pleito  que deverá ocorrer no final de novembro. O sistema eleitoral adotado considera a paridade de valor dos votos de professores, alunos e servidores técnico-administrativos.

Escola de Química

O eleitorado da unidade tem até esta quinta, dia 5, para votar. A única chapa concorrente é encabeçada pelo professor Osvaldo Galvão Caldas da Cunha, que tem como vice o professor Nei Pereira Junior. A votação acontece das 9h às 15h, na entrada do Bloco E do Centro de Tecnologia.

Estão aptos a votar os alunos da graduação, pós-graduação, docentes e servidores técnico-administrativos da Escola de Química. O sistema eleitoral adotado atribui pesos distintos aos votos: 50% para professores, 30% para servidores técnico-administrativos e 20% para alunos.

Na quinta-feira, a Comissão Eleitoral, presidida pelo professor emérito Carlos Augusto Guimarães Perlingeiro, realiza a apuração do processo eleitoral. A sessão, aberta ao público, acontece às 15h30, na sala E-212 da Escola de Química.