">UFRJ realiza, neste domingo, passeio ciclístico em apoio à "Marcha Mundial pela Paz e Não-Violência".

UFRJ promove passeio ciclístico pela paz

Em apoio à “Marcha Mundial pela Paz e Não-Violência”, iniciativa da organização internacional “Mundo sem guerras”, a Prefeitura da UFRJ realiza neste domingo, dia 15, um passeio ciclístico no campus da Cidade Universitária. A ideia é promover uma atividade que reúna várias pessoas, de todas as idades, para, de forma lúdica e consciente, difundir os princípios da solidariedade, união e não-violência.

Trajeto

O passeio começará às 9h30 e o ponto de partida será a Praça da Prefeitura. De lá, os ciclistas seguem até o Alojamento Estudantil, retornando pelas avenidas Carlos Chagas Filho e Horacio Macedo até a Vila Residencial; para depois seguir até a Ilha de Bom Jesus, fazendo todo o percurso interno, antes de retornar ao Prédio da Reitoria, onde se encerra o percurso.

Acesso e empréstimos

A Prefeitura Universitária informa ainda que:

– quem vier de metrô até Del Castilho, terá ônibus à disposição para transporte de  passageiros e bicicleta até o campus da Cidade Universitária às 8h30 e 9h, e que

– disponibilizará 50 bicicletas para empréstimo.

Inscrições

Quem se interessar em participar do I Passeio Ciclístico da Cidade Universitária deve enviar um e-mail para passeiociclistico@pu.ufrj.br. É necessário que a mensagem contenha nome completo, e-mail, telefone de contato e idade, para que a inscrição seja efetivada.

Mais informações em relação ao projeto “Marcha pela Paz e Não-Violência” estão disponíveis no site do evento.

Marcha Mundial pela Paz e Não-Violência

Em 2007 a ONU declarou o dia 2 de outubro, aniversário de Mahatma Gandhi, como o Dia Internacional da Não-Violência. Desde então, por todo o mundo, voluntários pacifistas vêm se reunindo nessa data, sob diversas bandeiras, num claro sinal antibelicista e antinuclear.

No último dia 2 de outubro, em mais de 130 cidades do mundo, diversas organizações se reuniram para o lançamento de uma campanha intitulada “Marcha Mundial pela Paz e Não-Violência”, que tem como objetivo criar uma consciência mundial para a importância de se superar a violência em todas as suas formas. A marcha, que terminará em 2 de janeiro de 2010, aos pés do monte Acongágua, chega ao Rio de Janeiro em 19 de dezembro.

As propostas defendidas pela Marcha se concentram em torno de 5 eixos:

– o desarmamento nuclear em nível mundial;
– a retirada imediata das tropas invasoras dos territórios ocupados;
– a redução progressiva e proporcional do armamento convencional;
– a assinatura de tratados de não-agressão entre países; e
– a renúncia dos governos a utilizar as guerras como meio para resolver conflitos.