">A prova avaliará não apenas os estudantes, como também o projeto pedagógico, infraestrutura dos cursos e o perfil dos professores.

Alunos da ECO realizam Enade neste domingo

No próximo domingo, dia 8, os alunos da Escola de Comunicação da UFRJ (ECO) inscritos e aceitos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) deverão fazer o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) para obterem o  diploma. A prova não avalia apenas os estudantes, mas todos os demais aspectos dos cursos e instituições, como o projeto pedagógico, a infraestrutura dos cursos e o perfil dos professores. Também são realizadas visitas presenciais.

Nos últimos anos, a ECO foi avaliada com a nota máxima no ENADE, garantindo visibilidade e prestígio para os estudantes e  a instituição. Além disso, essa nota significa mais verbas e mais professores para a Escola, já que os cursos mais bem avaliados podem reivindicar melhorias, expansão, vagas para concursos e investimentos.

O professor da ECO Mário Feijó listou as principais dúvidas dos estudantes sobre o ENADE junto com os esclarecimentos:

1) A prova é domingo, 8 de novembro de 2009. Começa às 13 horas, mas é recomendável chegar uma hora antes ao local.

2) Todas as informações sobre o local e as instruções para a prova serão enviadas diretamente para a casa dos alunos inscritos pelos  correio. O INEP, organizador do Enade,  manda a correspondência. Aliás, ela começou a ser distribuída semana passada.

3) Para todos os efeitos, o endereço do aluno é aquele que estava cadastrado na UFRJ em agosto de 2009. Aluno que mudou de casa e nunca avisou à universidade deve procurar a carta do Enade no seu endereço antigo.

4) Seguindo as instruções do INEP e da UFRJ, a ECO cadastrou os alunos ingressantes (menos de 20% de carga horária) e os concluintes (mais de 80% de carga horária). Os alunos foram identificados pelo Siga e a lista com nomes, endereços, entre outros dados, ficou disponível para consulta na portaria do Palácio Universitário em agosto. Alunos que consultaram a lista, identificaram erros e informaram a respeito no prazo tiveram seus problemas sanados.

5) Infelizmente, em decorrência da gripe suína, a lista que deveria ter ficado disponível para consulta durante todo o mês de agosto só foi consultada pelos alunos na segunda quinzena do mês. As informações, então, demoraram a circular. Para minha surpresa, houve concluintes que só apareceram para as aulas da ECO em setembro, quando as inscrições já estavam fechadas.

6) O atraso no Enem também prejudicou o Enade, pois o INEP teve de dedicar mais tempo do que o planejado ao Enem, atrasando a correspondência do Enade.

7) A lista com os alunos inscritos e aceitos pelo INEP está exposta ao lado da secretaria.

8) Quem está inscrito tem de fazer a prova.

9) Quem não foi inscrito ou aceito pelo INEP não fará a prova.

10) Quem colou grau antes de 31 de agosto não fará a prova.

11) Quem estiver no exterior fazendo intercâmbio oficial da UFRJ não fará a prova.

12) Quem estiver no exterior tem de voltar para fazer a prova.

13) A prova não tem por objetivo avaliar os alunos individualmente, mas as instituições.

14) Fez a prova, seja qual for a nota, o aluno pega o diploma.

15) Está inscrito, não fez a prova, não tem justificativa para o fato, o aluno não pega o diploma.