Categorias
Memória

Pesquisa investiga a visão sobre Vigário Geral

Entender como a comunidade de Vigário Geral se vê e como ela é vista pela sociedade é o ponto central da pesquisa de Guilherme Nascimento Rodrigues, orientada pelo professor Rafael Winter Ribeiro. O estudante apresentou, nesta quarta-feira (7/10), na XXXI Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural os dados coletados para sua pesquisa que ainda está em andamento.

A partir da chacina ocorrida na comunidade em 1993, Guilherme colheu em jornais e sites notícias sobre a comunidade. Ele percebeu que não houve  grande variação na quantidade, mas sim a mudança no enfoque das matérias, dando maior espaço às atividades culturais desenvolvidas dentro da favela. “A criminalidade é um tema recorrente tanto em 1993 quanto em 2007. A ONG AfroReggae é o tema relacionado à comunidade mais noticiado em 2007, com sete notícias publicadas, enquanto em 1993 só houve três”, disse.

O estudo analisa também o papel de entidades sociais surgidas após o incidente, como a Casa da Paz e o AfroReggae, que fazem um trabalho de modificação da imagem da comunidade. Guilherme pretende ainda falar com moradores de Vigário Geral não vinculados a nenhum projeto social e com aqueles ligados ao AfroReggae para saber como a comunidade é vista de dentro.