Categorias
Memória

Bonjour, ciência!

 A Semana de Ciência e Tecnologia também ocupou a Casa da Ciência nessa quarta (21/10). Além de oficinas, as crianças puderam assistir à peça “Café com Croissant”, uma homenagem ao ano da França no Brasil, com a direção de André Brilhante. Com roupas características e palhaçadas para animar o público, os atores mostraram a mistura da nossa cultura e a vasta herança francesa deixada aqui.

O espetáculo faz parte da reinauguração do Clube do Descobridor – projeto antigo da Casa da Ciência – e foi apresentado pela Companhia Preto no Branco, especializada em peças teatrais que associam conhecimento e diversão. Os três atores entraram em cena saudando todos com “bonjour” e buscaram mostrar os legados franceses para o mundo: o cinema, a moda, a arquitetura e a culinária.

Imitando personagens como Carlitos, Indiana Jones e Brigitte Bardot, aproveitaram para contar a história dos irmãos Lumière e a invenção do cinema. Para falar de moda, fizeram um desfile e foram soltando os famosos nomes de Yves Saint Laurent, Coco Chanel, entre outros. A culinária foi representada com uma “baguette” gigante.

Com uma rima, listaram palavras de origem francesa que, de tão usadas, já incorporamos ao nosso vocabulário: bouquet, abajur, menu, batom, garçom, carrossel etc. Depois de uma breve passagem pela História – a tentativa de colonização do Brasil por parte da França e a Revolução Francesa –, os atores mostraram algumas histórias famosas do país, como as de La Fontaine e “Os três mosqueteiros”.

“Nosso país é repleto de misturas”, concluiu um dos atores. E, com uma panela na mão, os três listaram os ingredientes da formação cultural brasileira.

Antes do espetáculo, os visitantes participaram de oficinas, que visavam ensinar ciência. As crianças puderam pintar usando tintas feitas com elementos naturais como café, urucum e açafrão, além de utilizarem folhas secas para comporem suas obras. Elas também aprenderam a fazer chocolate em forma de fósseis, enquanto uma professora falava sobre o assunto.

A peça, que comemora os 10 anos da Companhia Preto no Branco, fica em cartaz até 1º de novembro, na Casa da Ciência/UFRJ. O espetáculo acontece aos sábados e domingos, às 17h. Mais informações em www.casadaciencia.ufrj.br