Fórum de Ciência e Cultura realiza, nesta quinta, evento que debate a convergência das mídias.

">Fórum de Ciência e Cultura realiza, nesta quinta, evento que debate a convergência das mídias.

">
Categorias
Memória

Riodigital debate convergência e tecnologia

Fórum de Ciência e Cultura realiza, nesta quinta, evento que debate a convergência das mídias.

 Convergência digital é o processo em que várias mídias, tecnologias e funções se unem em apenas uma, como os celulares, que hoje possuem várias utilidades. Esse processo e as tecnologias digitais são os principais focos de discussão do seminário “Rio Digital: uma aposta no futuro”, que será realizado no próximo dia 12, das 14h às 19h, no Salão Dourado do Fórum de Ciência e Cultura (FCC). O evento tem o objetivo de mapear a situação atual da Convergência Digital no Brasil e debater suas perspectivas futuras, sempre sob a ótica das oportunidades de negócios que se abrem para as empresas de software, radiodifusão, telecomunicações e produtoras de conteúdo.

Para Claudia Werner, uma das organizadoras do evento e professora do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ), um dos focos do seminário é mostrar a capacidade do Rio de Janeiro em explorar e divulgar as novas tecnologias digitais. Para Claudia, integrante da Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento da UFRJ (PR-3), “a realização de dois eventos no Brasil de grande porte, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, será uma ótima oportunidade para o crescimento de meios de comunicação digitais no Brasil, como a TV, celular e Rádio”. Já Sérgio Duque, também organizador e mestrando da Coppe, afirmou que “o evento tem o objetivo de auxiliar na transformação do Rio de Janeiro em pólo de Convergência Digital na parte da informação e comunicação”. 

O seminário, realizado pela UFRJ, RioSoft, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro (Sebrae-RJ), além da Rede Rio de Convergência Digital, será dividido em dois painéis de duas horas cada: "Economia e Negócios na Era da Convergência Digital" e "Convergência Digital e Geração e Distribuição de Conteúdo Nacional".

O evento contará com as presenças de Cézar Vasquez, diretor do Sebrae-RJ, John Forman, presidente do Conselho de Administração da RioSoft, Carlos Antônio Levi da Conceição, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFRJ (PR-3) e Tito Ryff, coordenador da Rede Rio de Convergência Digital.

O Salão Dourado fica no campus da UFRJ na Praia Vermelha – Av. Pasteur, 250 – Urca.

Inscrições pelo e-mail inscricoes@riosoft.softex.br
Informações pelo telefone 3974-5015 (Janaína)