Categorias
Memória

Fórum de Ciência Cultura e Unesco realizam seminário sobre redes culturais

Evento “Das redes culturais às humanidades reinventadas” faz parte da programação do Ano da França no Brasil e terá conferências do antropólogo françês Marc Auge e do escritor Eduardo Portella.

“Das redes culturais às humanidades reinventadas” é o seminário internacional organizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e pelo Fórum de Ciência e Cultura (FCC-UFRJ), com apoio do Consulado Geral da França no Brasil. O evento faz parte da programação do Ano da França no Brasil e debaterá os rumos das humanidades sob uma perspectiva humanística e antropológica, com conferências do antropólogo françês Marc Auge, diretor de pesquisa da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS) em Paris, e do escritor Eduardo Portella, coordenador do projeto Caminhos do Pensamento da UNESCO e professor emérito da UFRJ.

As conferências acontecem nos dias 3 e 4 de novembro, sendo duas a cada dia. A abertura acontece no dia 3, às 9h, com o reitor da UFRJ, Aloisio Teixeira e o representante da Unesco no Brasil, Vincent Defourny, seguida de conferência, às 10h. A segunda palestra ocorre às 15h, no Salão Dourado do Fórum. 

O encontro será transmitido ao vivo pela internet, através da página do FCC. Haverá ainda as palestras “Os Caminhos do Pensamento: as humanidades reinventadas”, “Espaços do futuro”, “Passagens Caillois: Bastide, Bataille, Bernanos, Lévi-Strauss, paralelos Brasil-Argentina” e “As redes intelectuais”. A entrada é franca.

Outras informações e a programação completa podem ser obtidas através do endereço eletrônico do Fórum, pelo telefone 21 2295-1595 ou através do e-mail antoniocruz@forum.ufrj.br. O FCC fica na avenida Pasteur, 250, 2º andar – Praia Vermelha.