Internet: uma forte aliada na educação a distância

Considerada uma alternativa para o ensino de graduação, a educação a distância já é uma realidade no país. Para mostrar como a internet tem um papel fundamental nessa empreitada, Fabio Ferrentini Sampaio,  coordenador do Grupo de Informática Aplicada à Educação (Ginape/UFRJ),  e Carlo Emmanoel Tolla,  professor do Núcleo de Computação Eletrônica (NCE/UFRJ),  estiveram presentes nessa terça-feira (27/10) ao III Seminário de Educação a distância na UFRJ.

“A internet mudou. Esse novo espaço, a web 2.0, começa a ser utilizado como um modelo apropriado de aprendizagem. A cada momento, informações são colocadas na rede por gente de todo o mundo, formando uma espécie de academia virtual. As pessoas têm necessidade de aprender e viram que a internet tem essa utilidade”, constatou Carlo Emmanoel durante o evento, realizado no salão nobre da decania do Centro de Ciências  Matemáticas e da Natureza (CCMN).

Mais do que uma fonte de conhecimento, a internet tem a interatividade como principal atrativo. “As pessoas têm a oportunidade de dar a sua opinião, interagir e aprender com o outro. O site de relacionamentos do Orkut é um exemplo disso. São esses ambientes lúdicos da web que podem ser transformados em ferramentas reais de ensino para professores”, destacou Carlo.

Plataformas de ensino virtual
Hoje, na UFRJ, existem vários projetos pedagógicos que desenvolvem novas tecnologias e plataformas voltadas para o ensino virtual. “Um exemplo interessante é o AvaNCE, um ambiente pessoal de aprendizagem que utiliza a tecnologia de web 2.0. A novidade dessa ferramenta é que o aluno tem a oportunidade de formatá-lo de acordo com seus interesses, ou seja, não precisa mais se adaptar a um modelo imposto pelo professor”, explicou Fabio Sampaio, coordenador do Ginape, grupo responsável pela criação desses projetos.

Com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino em escolas municipais e estaduais do Estado do Rio de Janeiro, o grupo também desenvolveu o projeto Escola de Gestores. “Nesse curso, as aulas são voltadas para professores e praticamente todas ministradas a distância, com exceção da primeira, quando os alunos aprendem a utilizar a plataforma virtual de ensino Moodle. A primeira turma conta com 400 alunos que se formarão no final deste ano. Já está prevista uma nova turma para 2010”, relatou o coordenador.

O III Seminário de educação a distância na UFRJ tem o objetivo de mostrar os principais desafios e perspectivas para essa nova forma de ensino no país. “Existe um grande investimento do governo nessa área. O principal expoente é a Universidade Aberta do Brasil, voltada especialmente para a graduação a distância, mas que também possui polos de apoio presencial, onde os alunos podem contar com a ajudar e orientação de instrutores”, explicou Cláudia Motta, coordenadora do NCE.