Categorias
Memória

Debate sobre “Marxismo e História”

Evento organizado pelo Grupo de Estudos de Teoria e Trabalho de História em Marx promove debates com professores da UFRJ, UFF e Cefet, sobre Marx e demais autores marxistas.

O GETTHI-MARX (Grupo de Estudos de Teoria e Trabalho de História em Marx) traz o terceiro seminário “Marxismo e História”, nos dias 10 a 12 de novembro. Com duas palestras por dia, o evento conta com professores da UFRJ, UFF e do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca do Rio de Janeiro (CEFET-RJ).

Composto por graduandos de História da própria UFRJ, o GETTHI-MARX foi criado em 2004 e promove rodas de leitura de obras como "O Capital" e de outros textos escritos por Marx e demais estudiosos do marxismo. O grupo trabalha para aprofundar as contribuições teóricas no campo marxista e consolidar um pensamento contra-hegemônico que enfrente os valores da ordem dominante.

O seminário será realizado no Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ), no Largo de São Francisco, nº 1, no Centro. As palestras estão marcadas para começar às 10h e 18h.

Programação

10 de novembro de 2009 (Terça-Feira)

Às 10:00: “40 Anos de Woodstock: Contracultura, Rebeldia e Rock n’ Roll”
Convidados: Prof. Francisco Carlos Teixeira (História/UFRJ) e Pedro Rocha (Doutor em Filosofia).

Às 18:00: “Paradigmas da História em Perspectiva”. Conferência: Prof. Virgínia Fontes (História/UFF)

11 de novembro de 2009 (Quarta-Feira)

Às 10:00: “1929-2009: A Crise Ontem e Hoje”
Convidados: Demian Mello (Doutorando em História/UFF), Prof. Mauro Iasi (Serviço Social/UFRJ) e Ricardo Gilberto (Mestrando em História/UFF).

Às 18:00: "Os 30 Anos da Lei de Anistia”. Convidados: Prof. Anita Prestes (História/UFRJ) e Prof. Renato Lemos (História/UFRJ)

12 de novembro de 2009 (Quinta-Feira)

Às 10:00: "A Educação na Lógica do Capital". Convidados: Prof. Mário Luís (História/CEFET-RJ) e Prof. Roberto Leher (Educação/UFRJ)

Às 18:00: "Os 20 anos da Queda do Muro de Berlim e a Atualidade do Socialismo". Convidados:  Prof. Carlos Nelson Coutinho (Serviço Social/UFRJ), Prof. Felipe Demier (História/UFRJ) e Prof. José Paulo Neto (Serviço Social/UFRJ).