Semana Nacional de Ciência e Tecnologia recebe o público

Observatório do Valongo, Instituto de Biologia, Instituto de Química e Escola de Educação Física e Desportos são algumas das unidades com trabalhos em exposição.

Até o dia 25 de outubro acontece, no Centro Cultural Ação da Cidadania – Av. Barão de Tefé, 75, Saúde -, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A sexta edição do evento anual pretende levar ao público projetos e atividades relacionados à Ciência e Tecnologia. O objetivo é valorizar a criatividade, a atitude científica e a inovação de crianças e jovens. Na mostra estão trabalhos de diversas unidades da UFRJ, em exibição nos dois andares do prédio. Além do Centro Cultural da Ação, as exposições acontecem no Centro Esportivo Miécimo da Silva e na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A visitação funciona das 9h às 17h.

Logo na entrada, um grande esqueleto do dinossauro Uberaba Titan surpreende o público, que também pode conferir, no primeiro andar, um modelo do avião Demoiselle, criado por Santos Dumont. O Instituto de Química (IQ) da UFRJ apresenta uma demonstração de derretimento do vidro com fogo, realizada pelo vidreiro Nelson Campos. As atividades de equilíbrio corporal são o foco da exposição da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD), como trampolim, traves de equilíbrio, skate, pernas de pau e danças folclóricas como frevo e capoeira.

No segundo piso, os visitantes podem observar as constelações celestes através de projeções realizadas pelo Observatório do Valongo. O Instituto de Biologia também preparou uma exposição para crianças, com exibição de insetos e plantas, além de brincadeiras lúdicas como teatro, quebra-cabeças e máscaras. Para Marisa Farias e Priscilla Tinoco, estudantes de Biologia da UFRJ, “as brincadeiras são uma maneira divertida para se ensinar a Ciência”.

Para Luis Antônio de Souza, mediador de fluxo, a edição deste ano ganhou mais espaço, em comparação ao ano passado, quando o Hangar da Cidade Universitária abrigou o evento. Lana Mendes, estudante da rede municipal, considerou o evento participativo, informativo e interessante. “Gostei muito das exposições de espécies marinhas, principalmente a estrela-do-mar”, destacou.

Outras informações e a programação podem ser obtidas na página do evento.