Categorias
Memória

Semana de Oficina de Literatura Potencial na UFRJ

Inscrições para as oficinas vão até o dia 26.

No âmbito das comemorações do ano da França no Brasil, a UFRJ recebe, entre 25 e 30 de outubro, um evento multidisciplinar de Literatura. A reunião dos projetos de Oficina de Literatura Potencial do Brasil (OBLiPo), da França (OuLiPo) e da Itália (OpLePo) celebra a Literatura e outras linguagens a partir das ideias difundidas por esses grupos. A semana terá a participação dos escritores franceses Jacques Roubaud, Marcel Bénabou, Hervé Le Tellier e Jacques Jouet, além dos italianos Raffaele Aragona, Paolo Albani, Elena Addomine e Brunella Eruli.

A programação é gratuita e inclui palestras, oficinas literárias, exposição de quadrinhos e encenações teatrais. As inscrições para as duas oficinas literárias, que acontecem no dia 29, no Salão Nobre da Decania do Centro de Tecnologia e na Casa da Ciência, estão abertas até o dia 26. A Faculdade de Letras, o Fórum de Ciência e Cultura e a Escola de Comunicação também sediarão eventos.

A abertura oficial será realizada na Academia Brasileira de Letras (ABL), dia 26, das 17h30 às 19h. Os projetos buscam explorar as intersecções entre escrita, criação, leitura e demais artes. Essa forma de tratar a literatura se originou com a criação da Oficina de Literatura Potencial Francesa, em 1960. Ela propunha experimentações de estilo a partir de práticas de escrita que, através do humor e de certas restrições matemáticas, exploravam as potencialidades da linguagem.  Desde então as práticas deste grupo vêm sendo difundidas no mundo e gerando grupos semelhantes como o italiano e o brasileiro, criado em 2004, pela Faculdade de Letras da UFRJ.

Na página do evento estão disponíveis informações quanto às inscrições e à programação.