Categorias
Memória

Desafio Solar em Paraty

Competição promovida pelo Polo Náutico da UFRJ reúne embarcações movidas a energia solar.

De 16 a 24 de outubro, a Baía de Paraty, no Rio de Janeiro, recebe o "Desafio Solar Brasil", rali de barcos movidos a energia solar. Promovida pelo Polo Náutico da UFRJ, a corrida pretende envolver diferentes instituições acadêmicas e estimular o desenvolvimento de fontes energéticas alternativas.

Durante a competição, 20 embarcações da classe A (barcos de seis metros de comprimento) vão percorrer cerca de 240 quilômetros na baía de Paraty. O desafio engloba um total de oito etapas, que incluem uma prova técnica, um prólogo e seis provas – todas de 40 quilômetros em média.

Além de equipes do Rio de Janeiro, o Desafio Solar conta com a participação de grupos de outros estados do Brasil e de um time holandês, que virá a convite da UFRJ.

A ideia de realizar uma corrida nacional surgiu em 2008 com a participação da equipe da UFRJ, na última edição do Frisian Solar Challenge, competição de barcos solares realizada na Holanda. A embarcação projetada pelo Polo Náutico da universidade recebeu o nome de Copacabana e terminou em sétimo lugar na classificação geral, entre as 48 participantes europeias.