Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foca no Brasil

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começa nesta segunda em todo o país e vai abordar pesquisas de cientistas brasileiros. A UFRJ apresentará exposições na Casa da Ciência, IBCCF e Museu da Maré.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2009, que acontece entre os dias 19 e 25 de outubro por todo o país, oferece atividades que estimulam a criatividade e ampliam o conhecimento acerca do tema “Ciência no Brasil”.

No campus da UFRJ, na Cidade Universitária, haverá atividades no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho. Já no campus da Praia Vermelha, a Casa da Ciência abrigará iniciativas para o público infantil. O Museu da Maré apresentará a exposição "Caminhos do Passado, Mudanças no Futuro", organizado pelo Instituto de Geociências em parceria com a Casa da Ciência.

Em sua sexta edição, a Semana é coordenada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e conta com a colaboração de muitas instituições de ensino e pesquisa de todo o país. Dentre as oito mil atividades já cadastradas, estão feiras de ciência em praças públicas, concursos, oficinas e palestras, visitas de pesquisadores às escolas, jornadas de iniciação científica, distribuição de cartilhas e exibição de filmes, além de vídeos sobre ciência.

“Ciência no Brasil” foi escolhido como tema porque uma pesquisa do MCT, realizada em 2006 e 2007, denunciou que a maioria dos brasileiros não conhece cientistas e instituições de pesquisas nacionais. Além disso, em 2009 celebra-se o centenário da descoberta da Doença de Chagas, por Carlos Chagas, e a construção do primeiro balão brasileiro de ar quente, por Bartolomeu de Gusmão.

Outras informações podem ser obtidas através da página do evento. Para acessar a programação com as atividades realizadas no Rio de Janeiro, clique aqui.