O trabalho de pesquisa "Webjornalismo Audiovisual: Um Jeito Diferente de Contar Histórias da Comunicação e das Ciências", feito pelas alunas de graduação da Escola de Comunicação (ECO) Carolina Pádua, Lidiane Queiroz e Barbara Louise, buscou contextualizar e analisar o uso das tecnologias audiovisuais na Internet, principalmente, na divulgação científica.

As estudantes apresentaram uma pesquisa analítica do papel da divulgação científica nas grades horárias das principais redes de televisão abertas e fechadas do país e nos bancos de dados dos portais de informação mais acessados no Brasil, como Terra, UOL, IG e Globo.com.

No caso da televisão foi constatada a marginalização dos programas científicos, que são poucos ou inexistentes e exibidos em horário de baixa acessibilidade ao público. Quando da análise dos portais, o que mais foi reforçado foi o grande potencial da Internet em renovar a linguagem audiovisual. Porém, foi constatada a manutenção do formato televisivo nos trabalhos audiovisuais encontrados. A maior parte dos vídeos foi retirada de canais de TV como Globo ou BandNews.

Ficou claro o subaproveitamento das mídias na internet e a maior prova é o fato de que são pouquíssimas as produções audiovisuais exclusivas para a web.