Pesquisa analisa a influência da modernidade nos moradores de Arraial do Cabo

O trabalho apresentado pelos alunos Fellipe Figueredo Silva e Hugo Alves Soares Loureiro, nessa terça-feira (6/10), como parte da XXXI Jornada de Iniciação Científica da UFRJ, discutiu a influência da modernidade na percepção de risco dos moradores do município de Arraial do Cabo. O estudo determinou que em Arraial a influência da mídia ainda não é tão grande, mas já está presente em algumas comunidades.

Com base na pergunta-chave “Você acha perigoso morar perto da praia? Se sim, qual o perigo?”, entre as pessoas que responderam afirmativamente, a maioria (90 respostas) confessou o medo de enchentes e ressacas. No total, 630 questionários foram respondidos e 145 deles responderam  “sim” à questão proposta.

O trabalho destacou o pequeno aparecimento de justificativas com medos globalizados, como tsunamis e mudanças climáticas. “Em Arraial do Cabo o que a gente viu de mais concreto com relação à globalização e  percepção do risco é que existe uma influência da mídia, mas não tão grande como pensávamos”, analisa o aluno Hugo Loureiro.

Para os autores, esse medo de ocorrências globais é consequência da influência da mídia em algumas comunidades de Arraial do Cabo. A possibilidade de ocorrerem tsunamis na região é quase inexistente, mas o medo é instaurado na população pelo fato de notícias sobre as tragédias serem veiculadas na televisão e nos jornais.

A apresentação do estudo foi realizada no auditório da decania do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN). Os alunos foram orientados pelas professoras Letícia Parente Ribeiro e Flavia Moraes Lins de Barros, como derivação da disciplina Estágio de Campo I.