Energia dos rios para favorecer populações ribeirinhas

Usar a força das correntezas de rios para obtenção de energia elétrica, favorecendo pequenas comunidades ribeirinhas na Amazônia, que muitas vezes sequer têm iluminação em casa, é a ideia do estudante de graduação Oswaldo José Rodrigues Netto, do curso de Engenharia Naval e Oceânica. A pesquisa que ele realiza sobre o tema foi apresentada no primeiro dia (06/10) da XXXI Jornada de Iniciação da UFRJ.

De acordo com Oswaldo, a princípio o projeto visaria suprir necessidades básicas dessas populações, com fornecimento de energia para lâmpadas e geladeiras. Um dos estudos é a viabilidade da produção da energia, sendo medida a velocidade das correntezas. Segundo o estudante, nos rios com uma velocidade igual ou acima de 0,9 metro por segundo é possível a geração de força.

Na pesquisa realizada no Laboratório de Ondas e Correntes da Coppe/UFRJ estão sendo testadas turbinas do tipo Kaplan, utilizadas em quedas baixas de 20 a 50 metros. Um dos objetivos é desenvolver uma turbina de melhor eficiência para as condições de um rio na região amazônica, de velocidade de 0,8 a 1,2 m³/s.

Para o estudante, os resultados dos estudos mostram que a implantação do projeto é viável. “Os resultados foram bons devido aos equipamentos utilizados no laboratório, para a comparação entre três tipos de turbinas analisadas”, declarou Oswaldo.