Eleição e Internet: As Novas Formas de Identidade e Participação Política

A estudante Janaína Dias, da Escola de Comunicação da UFRJ, orientada pelo professor Henrique Antoun, apresentou nesta terça-feira, 6/10, na Jornada de Iniciação Científica, o trabalho "Eleição e Internet: As Novas Formas de Identidade e Participação Política".

O trabalho contextualiza as novas formas de atuação política na era da informação e do capitalismo cognitivo e o papel das redes sociais na escolha política, no ativismo on-line e nas formas de militância. Janaína usou como base em sua pesquisa um trabalho de análise de uma rede social da Universidade de Stanford em que foi possível agrupar os usuários a partir de seus interesses e de suas descrições pessoais.

Foi discutido como as redes sociais articulam as escolhas políticas. De acordo com a pesquisa da aluna, os perfis sociais possibilitam o cruzamento de informações e adaptação de perfis de candidatos de acordo com um eleitor-foco. Ou seja, seria como se o candidato pudesse organizar sua campanha de acordo com o interesse principal de um certo grupo de possíveis eleitores. O perfil do candidato atingiria o eleitorado a partir de seus ativismos e de seu nicho pessoal.