Espetáculo da Cia. Folclórica do Rio de Janeiro – UFRJ será encenado no Teatro Angel Vianna, em curta temporada.">Espetáculo da Cia. Folclórica do Rio de Janeiro – UFRJ será encenado no Teatro Angel Vianna, em curta temporada.">
Categorias
Memória

Curta o som da Tamborzada

Espetáculo da Cia. Folclórica do Rio de Janeiro – UFRJ será encenado no Teatro Angel Vianna, em curta temporada.

 Tamborzada é o mais novo espetáculo da Cia. Folclórica do Rio de Janeiro–UFRJ. A curta temporada acontece nesta sexta, dia 16, às 20h; sábado, dia 17, às 20h; e domingo, dia 17, às 19h; no Teatro Angel Vianna, no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro. Dirigido e coreografado por Eleonora Gabriel e produzido por Kátia Iunes, o espetáculo reúne 40 artistas, entre músicos e dançarinos. O roteiro é baseado em pesquisas de campo realizadas por integrantes da Cia Folclórica.

O objetivo é mostrar ao público os instrumentos de percussão típicos, como atabaques, alfaias, Tambor de Crioula do Maranhão, crivador, meião, caxambu, candongueiro e tambú, aprendendo sobre a riqueza da percussão e das danças brasileiras. Os espectadores poderão conhecer ainda desde uma roda de samba e o samba de salão até a invenção do maxixe, dança excomungada, que uniu células europeias e africanas a melodia e ritmo.

A montagem mostra também a sensualidade e religiosidade do Tambor de Crioula e do Cacuriá do Maranhão e do jongo da região Sudeste. O roteiro caminha ainda pelos lúdicos cocos e baião nordestinos, o batuque de umbigada paulista, o samba de roda do Recôncavo Baiano e a sacralidade da mitologia afro-brasileira, dos congados mineiros, das caixeiras maranhenses do Divino e do Maracatu pernambucano. De acordo com a coreográfa Eleonora Gabriel, o espetáculo mostra “um grande terreiro que vai abrigar o sacro e o profano das culturas populares do Brasil”.

O Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro fica na Rua José Higino, 115, Tijuca.  Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

Clique aqui para assistir à matéria produzida pela equipe da WebTV da UFRJ.