Poli inaugura projeto Água de Reuso

Com a inauguração do projeto Água de Reuso, do Centro Experimental de Saneamento Ambiental (CESA) da UFRJ, haverá uma economia anual de R$ 80 mil para a universidade em gastos com água. Inaugurada nessa quarta-feira (30/9), a obra captará água de esgoto e a deixará apta para ser reutilizada na irrigação de canteiros do campus e do Horto da UFRJ.

O esgoto captado pelo laboratório passará por três processos de filtragens e purificação, saindo isento de organismos infecciosos, turbidez e respondendo aos padrões recomendados. “Essa é uma água segura sob o ponto de vista sanitário”, afirmou.

A idéia do projeto veio de Isaac Volschan Júnior, coordenador do CESA; é baseada em um projeto anterior de irrigação de esgotos em cultura de milho. “Outras universidades também realizaram o experimento que resultou em uma recomendação de padrão de qualidade de água de reuso agrícola no Brasil. Essa recomendação foi encampada pelo Conselho de Recursos Hídricos e transferida para o Conselho Nacional de Meio Ambiente, para ser promulgada mais uma resolução CONAMA específica para uso de esgotos tratados para fins de irrigação agrícola”, comentou Isaac Volschan.

O nome do laboratório do projeto homenageia o professor Eduardo Pacheco Jordão, do curso de Engenharia Ambiental.