Categorias
Memória

Brasil e França discutem pesquisas e biodiversidade

Em comemoração ao ano França-Brasil, a UFRJ e o Museu Nacional de História Natural da França realizaram, nessa terça-feira (29/9) o primeiro dia de apresentações do workshop Biodiversidade em questão: A Cooperação entre o Museu de História Natural da França e o Brasil.

O propósito do evento é explicar aos interessados sobre o processo de intercâmbio científico e acadêmico proporcionado por essa parceria entre o Brasil e o Museu na França. Como explica Bertrand-Pierre Galey, diretor geral do museu, brasileiros e franceses trocam suas experiências em prol de uma complementação das pesquisas. São oferecidas mesas redondas que tratam da cooperação entre os dois países, a fim de facilitar a elaboração e o desenvolvimento de projetos conjuntos.

Pesquisa em parceria

A primeira mesa teve como tema “Cooperação em pesquisa” e contou com a participação de Philippe Grandcolas e Philippe Léna, do Museu; e Catarina Medeiros, do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Os palestrantes procuraram defender a maior interdisciplinaridade entre as pesquisas e as instituições envolvidas, discutindo os desafios enfrentados e as possíveis estratégias.

“Precisamos pensar em novas formas de trabalho, em laboratórios mistos de pesquisa, por exemplo. As duas equipes, brasileira e francesa, podem contribuir para uma avaliação mais elaborada e interdisciplinar”, defendeu Philippe Léna. Para o pesquisador, essa iniciativa deve atuar conjuntamente com as populações locais, ações governamentais e atores acadêmicos.

O mediador e coordenador da mesa, Roberto Araújo, do Museu Paraense Emilio Goeldi, complementa: “A cooperação francesa é singular, para que os pesquisadores brasileiros possam adquirir uma nova visão. E o contr5ário também acontece. Trata-se de um trabalho de discussões e trocas de vivência”.

A proposta da mesa foi, ainda, disseminar a noção de que é preciso que haja um diálogo maior entre as ciências sociais e naturais, relacionando a biodiversidade sob diversos parâmetros. A demanda de se usar esses projetos em políticas públicas já evidencia a necessidade de transformação de atividades teóricas em práticas. “O papel das instituições deve ser repensado, bem como a sua relação com a sociedade, com os governos e os mercados”, conclui Roberto.
O workshop acontece ainda na quarta-feira (30/9), e a programação conta com a realização de uma mesa redonda sobre Cooperação em Disseminação do conhecimento e sensibilização política; uma plenária sobre o resultado das discussões das quatro mesas redondas e uma reunião com grupos de trabalhos para avaliar as pesquisas e propor um plano de ação. 

O evento ocorre das 9h30min às 18 horas, no Salão Pedro Calmon, no Forum de Ciência e Cultura da UFR, localizado na Avenida Pasteur, 250 – Campus Praia Vermelha. Mais informações podem ser obtidas através do site http://www.mnhn-brasil.info/index.