Workshop incentiva a cooperação científica-cultural entre Brasil e França

Nos dias 29 e 30 de setembro, acontece no Salão Pedro Calmon, do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ, o workshop Biodiversidade em questão: a cooperação entre o Museu Nacional de História Natural da França e o Brasil. O objetivo do evento, que começa a partir das 9 horas, é transmitir recomendações que possam estruturar e fortalecer a cooperação científica e cultural entre Brasil e França. A ideia é que haja a consolidação dos projetos já existentes, além da elaboração de novas estratégias conjuntas entre os dois países, que permitam o aprimoramento da gestão desses patrimônios.

Durante o evento, será exibido o trabalho do naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire, que reuniu informações de grande relevância histórica e botânica, preservadas em nove cadernos de campo, além de imagens selecionadas entre 30 mil amostras obtidas por ele durante suas viagens e pesquisas. O protótipo Herbário Virtual A. de Saint-Hilaire encontra-se num site, de livre acesso, a ser apresentado no workshop.

Robert Barbault, Serge Bahuchet, Pascale de Robert e Philippe Lena, representantes franceses do Museu Nacional de História Natural, formarão o comitê científico do evento, juntamente com os brasileiros Irene Garay e Rodrigo Medeiros (ambos da UFRJ), Elizabeth Höfling (Universidade de São Paulo – USP) e Vanderlei Perez Canhos (Centro de Referência em Informação Ambiental – CRIA).

Os interessados podem acessar a programação oficial e fazer a pré-inscrição através do endereço www.mnhn-brasil.info. O FCC da UFRJ localiza-se na avenida Pasteur, 250/2º andar – Campus da Praia Vermelha. A entrada é franca.