Barra de São João em letras e imagem

Livro foi lançado na última quarta-feira, dia 23, no prédio da Reitoria da UFRJ.

O mezanino do prédio da Reitoria recepcionou nesta quarta-feira, dia 23, o lançamento do livro Barra de São João: água terra e arquitetura. O evento contou com a exibição de um filme, que acompanha o livro, produzido por alunos e com a distribuição de exemplares da publicação.

Uma das organizadoras do livro, composto de textos de alunos da graduação, e professora adjunta da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, Maria Clara Amado Martins, explicou o razão da opção por Barra de São João. “A cidade tem uma ligação com o poeta Casimiro de Abreu, tem a arte do Chico da Pinduía, um artista popular e tem uma arquitetura necessitada de uma ajuda urgente”, afirmou. A professora também falou sobre a reação da população da cidade: “Existe um pensamento, na cidade, de que aquela arquitetura é uma coisa velha, não importante. Então quando a faculdade vai lá, eles percebem a importância”.

Uma das autoras do vídeo exibido ontem, Natalie Alves, do 10º período da FAU, falou como foi a produção do vídeo. “Foi uma aventura. Nunca tínhamos feito nada desse tipo. Produzimos com as fotos que cada um tirou na visita à cidade”, disse. A aluna também disse como foi a reação da população ao vídeo: “Todo mundo se identificou, viram os problemas, as soluções. Foi uma aventura”, definiu.