Confiança e liderança nas organizações

Lentidão na execução das tarefas, desinteresse, erros frequentes, baixa produtividade apesar do bom potencial são sintomas de pessoas desmotivadas para o trabalho e que, envolvidas pela rotina, perderam o compromisso com as atividades que desempenham. Mas como reverter esse quadro? A resposta, pelo menos parte dela, veio da professora Virgínia Drummond, do Instituto de Psicologia da UFRJ, que realizou nessa quarta-feira (16/9), a palestra “Motivação e Liderança: O Papel da Confiança”, no Salão Nobre da Decania do Centro de Tecnologia.

Autora do livro Confiança e liderança nas organizações (Editora Thomson Learning), Vírgínia Drummond aponta a falta de uma liderança capaz de envolver as pessoas em torno de um objetivo comum como um dos principais problemas de organizações que a consultam para desenvolver trabalhos motivacionais. Segundo ela, liderança é algo que as pessoas enxergam em você e não uma característica autointitulada.

A cada explicação sobre o tema, a professora envolvia o público que participava ativamente com diversas perguntas no evento organizado pela Decania do Centro de Tecnologia, em parceria com o Programa Social de Integração Humana da Engenharia Naval e Oceânica, PSIhU/Peno/Deno, da Assessoria de Sistemas de Qualidade (ASQ) e da Gerência de Recursos Humanos (GRH), ambos da Coppe.

Virgínia Drummond destacou que a motivação tem origem em um desafio e que “às vezes é necessário tirar algo das pessoas em vez de dar para gerar um estímulo”. Para finalizar, ela explicou que há vários tipos de exercícios de poder para alcançar objetivos: o coercitivo, o racional ou legal e o normativo (no sentido de formar valores compartilhados).

No entanto, os vínculos que cada forma de poder cria com o trabalho variam. A coerção, por exemplo, gera pessoas alienadas, que não se importam com o que fazem. No exercício de poder racional cria-se um trabalhador calculista que busca sempre recompensas. De acordo com Virgínia Drummond, apenas líderes que desenvolvem práticas compatíveis com as aspirações do grupo elevam o moral da equipe e alcançam os melhores resultados.