Dança contemporânea surpreende nos corredores de Letras

Pessoas caminham normalmente, levando em frente suas vidas cotidianas. De repente, uma música se inicia nos corredores da Faculdade de Letras da UFRJ e, logo depois, uma moça começa a dançar e passa a ser acompanhada por outra em sua coreografia. Olhares curiosos surgem, espantados com aquela manifestação que foge do rotineiro. Novos pontos pretos, cinzas e vermelhos surgem ao longo do corredor, sempre com movimentos bem marcados. Algumas pessoas os seguem, para saber no que aquilo vai dar e onde vai parar.

Inúmeras reações. Isso é exatamente o que a Cia de Dança Contemporânea da UFRJ quer. A performance, no melhor estilo “flash mob”, é a segunda realizada pelo grupo de alunos da faculdade de Dança – a primeira ocorreu semana passada, também na Cidade Universitária, no prédio da Reitoria – e faz parte do projeto Formando Platéia em Dança no Campus.

A intervenção também funciona como uma forma de pesquisa de campo para o próximo espetáculo, que terá a temática da relação entre os corpos e a rebeldia e deve ser lançado no primeiro semestre de 2010. Patrícia Pereira, diretora do projeto, esclarece um pouco mais: “Em outros espetáculos já havia a critica ao corpo, mas era algo mais controlado, um pouco mais manipulado. Agora achamos interessante tentar levar pro palco um corpo que é mais questionador, rebelde, que enfrenta, que se mostra mais corajoso. Pra sentir isso na pele, tivemos a ideia de começar a fazer essas performances, sem qualquer divulgação, em um espaço alternativo, onde o normal é as pessoas caminharem sem que nada ocorra. É difícil para os intérpretes, mas é maravilhoso ver a reação do público“.