Seminário de Economia discute a história da Grande Depressão

O Seminário de Pesquisa do Instituto de Economia desta terça-feira, 15 de setembro, apresentou o tema "A Economia Política da Grande Depressão da Década de 1930 nos EUA: Visões da Crise e Política Econômica, Semelhanças e Diferenças Com a Crise Atual". O professor do Instituto de Economia Luiz Carlos Delorme Prado foi o palestrante da tarde e trabalhou o tema em todo o seu aspecto histórico.

"A grande depressão foi uma crise que transcendeu a conjuntura, levando a mudanças estruturais", explicou. Usando da recuperação de debates sobre a crise de 1930 na mesma época, o professor contextualizou os problemas e discutiu conceitos como `”stouro da bolha”, “crash”, “crise financeira” e “crise econômica”.

De acordo com Luiz Carlos, a depressão da década de 30 chegou a tal ponto depois de uma sucessão de crises e crashs de menor dimensão. A economia norte-americana havia crescido para se tornar a maior do mundo na pós-primeira guerra com evoluções tecnológicas e de costumes. Enquanto o “American Way of Life” já existia nos anos da década de 1920, a Europa ainda se recuperava.

Em junho de 1929 começou um processo de desaceleração da produção nos EUA o que foi seguido pelo crash da bolsa de Nova York, em outubro. Daí a sucessão que quedas de PIB que resultaram no auge da crise em 1933 que acumulava quedas de 9,3%, 6,2%, 15,8% e finalmente 3% nesse ano.  Nessa mesma época foi o começo da recuperação e reestruturação econômica, mas os índices de 1929 só foram retomados, e não completamente, em 1937.

"O surgimento da crise nos anos 30 tem grande impacto nas pessoas que a viviam" comentou. E acrescentou:"A crise foi sem precedentes desde que se têm registros".

A situação norte-americana acabou contaminando a Europa já devastada através do sistema de crédito que os EUA cediam para a reconstrução do velho continente. A alta nos juros nos EUA afetou o pagamento e a balança de créditos da Europa.

"A questão da Grande Depressão, que sustentou debates durante todo o pós-guerra parecia estar acabada." disse o professor. "O retorno da economia da depressão, no entanto, acontece com a crise do subprime e com a crise atual reabre as discussões." concluiu.