Categorias
Memória

Encontro com Pesquisadores realiza palestras sobre cultura

Na próxima quinta-feira (17/09), o Pós-doutorado do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) da UFRJ promove o Encontro com Pesquisadores. O evento, a ser realizado no Salão Moniz de Aragão, conta com palestras sobre manifestações culturais no Brasil.

A primeira delas, das 14 às 15 horas, terá a apresentação de Jorge Nascimento, professor de Letras da Universidade Federal do Espírito Santo, que vai abordar o tema “A fala e a bala, a ginga e a gíria: o RAP dos Racionais MC’s”. O objetivo é analisar as letras dessa forma de expressão poética popular e sua relação com a contemporaneidade brasileira, através de seus desdobramentos éticos, estéticos, político-ideológicos e históricos.

Na sequência, das 15 às 16 horas, acontece a segunda palestra, sob responsabilidade de Marcelino Rodrigues da Silva, pesquisador da UFRJ. Seu tema, “A construção discursiva da rivalidade entre Atlético e Cruzeiro” tem a finalidade analisar o imaginário do futebol em Belo Horizonte, enfocando as distintas construções de “povo”, presentes também em outras áreas da cultura brasileira.

O Salão Moniz de Aragão localiza-se no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, fica na avenida Pasteur, 250/2º andar, Praia Vermelha.