Curso recebeu grau máximo nos três quesitos avaliados pelo MEC.

">Curso recebeu grau máximo nos três quesitos avaliados pelo MEC.

Ciência da Computação obtém conceito máximo no ENADE 2008

Curso recebeu grau máximo nos três quesitos avaliados pelo MEC.

O curso de Bacharelado em Ciência da Computação da UFRJ foi um dos 47 a obterem nota máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes(ENADE) realizado em 2008. O curso recebeu avaliação máxima (conceito 5) nos três quesitos avaliados pelo Ministério da Educação: o exame propriamente dito, o IDD e o Conceito Preliminar de Curso (CPC). Outros dez cursos da universidade alcançaram nota máxima na prova oferecida aos alunos. O coordenador do curso, João Carlos Pereira da Silva, exaltou a qualidade dos alunos e professores: “A qualidade do corpo docente, todos doutores, e dos alunos é fundamental para um desempenho como este”. Para ele, o resultado tem que servir de incentivo para maiores investimentos, como a criação de mais laboratórios.

O exame de 2008 revelou mais uma vez a disparidade da qualidade do ensino entre as instituições públicas e privadas. Dos cursos com nota máxima na prova, 8,65% são de instituições públicas, enquanto 1,65% são de universidades particulares. Dos 47 cursos com nota máxima nos três quesitos, somente seis são de instituições privadas. Foram avaliados mais de 7.300 cursos, dos quais um terço teve desempenho insatisfatório, segundo o MEC. O ENADE, existente desde 2004, é aplicado anualmente para determinado grupo de cursos. A cada três anos, o exame é aplicado para cada grupo.