Filme alerta sobre o tabagismo

No dia 28 de agosto, véspera do Dia Nacional de Combate ao Fumo, o projeto “Fala Sério!” exibiu, no Salão Dourado do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, o documentário Fumando Espero, da cineasta Adriana Dutra. Com uma espécie de reality show da própria Adriana, o filme, mesmo usando de comédia, apresenta denúncias e depoimentos sobre o vício do tabaco.

O filme-documentário usa a luta da diretora para parar de fumar como forma de contextualizar o vício pelo tabaco. Personalidades como Eduardo Moscovis, Rita Guedes e Miúcha, além do também palestrante Ney Latorraca, falam sobre sua própria luta para abandonar o vício, intercalados com depoimentos de médicos tratando dos aspectos biológicos e psicológicos da dependência e anônimos contando suas histórias.

Com a história do cigarro, o filme exibe o estímulo constante ao fumo por século, principalmente a partir do século XIX e com a presença do cigarro no cinema. Além disso, mostra também as condições dos plantadores de tabaco, que, ficando dependentes das indústrias a partir de contratos, não lucram com a venda do fumo.

Logo após a exibição do curta, a diretora e personagem Adriana Dutra, cineasta, e o ator Ney Latorraca participaram de um debate sobre o tema central e suas experiências pessoais.

"O cigarro está muito ligado ao meu trabalho. Toda vez que me sentia ansiosa, nervosa, o cigarro estava do meu lado", confessou Adriana. E continua. "A dependência química precisa de tratamento."

Ney Latorraca declara que parou de fumar em respeito ao público, que segundo ele merece uma boa apresentação do ator. "Ando na Lagoa todos os dias, faço uma hora de academia, saio, nado meia hora, ando mais um pouco na Lagoa", afirmou Ney sobre como se sente mais saudável depois de parar de fumar.

O projeto “Fala Sério!” é uma parceria entre o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e a Aliança contra o Tabagismo (ACT-Br). Foi lançado para marcar o Dia Nacional de Combate ao Fumo e tem como base a proposta de levar essa temática de controle de tabagismo aos jovens universitários.