Professores da UFRJ participam de seminário na FGV

Os professores da UFRJ Manoel Salgado e Felipe Charbel Teixeira, do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), e Ana Maria Monteiro, da Faculdade de Educação, participarão, entre os dias 16 e 18 de setembro, de um seminário promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em seu salão nobre na Praia de Botafogo. O seminário, intitulado “Sorbonne e Brasil”, contará com a presença de educadores brasileiros e franceses que debaterão a importância da Filosofia no ensino escolar.

O enfoque do debate foi escolhido em virtude de este ser o ano da França no Brasil. Nele serão discutidos assuntos como valores humanistas, tendências internacionais de comunicação e as soluções para enfrentar as dificuldades de educação do Brasil. Além de professores da UFRJ e da Universidade Paris-Sorbonne, o evento contará com docentes da própria FGV, da UFF e da UFMG.  O seminário é aberto ao público e as inscrições devem ser feitas até o dia 15 de setembro. Os professores da UFRJ participam dos debates nos dias 16 e 18 de setembro.

O seminário faz parte do fórum FGV Ensino Médio, existente desde 2003, destinado ao debate de professores sobre a educação no Brasil. O objetivo do fórum é aproximar o saber acadêmico do conhecimento escolar.