Livro de professor da UFRJ traça o perfil dos estudantes de Serviço Social

A pesquisa sobre o perfil dos alunos de Serviço Social do Rio de Janeiro, realizada por Pedro Simões, professor da Escola de Serviço Social da UFRJ (ESS), foi editada no livro Gênero, Origem Social e Religião – os estudantes de Serviço Social do Rio de Janeiro, lançado pela Editora E-Papers.

De acordo com o autor, para o imaginário coletivo o perfil do estudante de serviço social é o estereótipo da mulher envolvida com trabalhos comunitários e políticos, relacionada a atividades sociais e religiosas das camadas mais populares da sociedade.

O livro visa entender tal estereótipo através de entrevistas com cerca de dois mil alunos de Serviço Social, realizadas em 1999 e 2006/2007 nos cursos da UFRJ, UERJ, Universidade Veiga de Almeida, Unisuam, Universidade Castelo Branco e PUC-Rio. A pesquisa investiga os valores, origem social, gênero e religião dos estudantes e busca identificar em que medida tais características são relevantes para entender as práticas assistenciais desenvolvidas ou pretendidas por eles.

Além de revelar que o perfil do estudante de Serviço Social carrega muitas variedades, que podem ou não coincidir com o estereótipo, o livro traz dados valiosos atualizados para acadêmicos, profissionais, vestibulandos ou qualquer interessado no tema.