Aproximação tecnológica entre Brasil e Índia

O pró-reitor de Pesquisa da Amrita Vihwa Vidyapeetham Deemed University, Shantikumar Nair, destacou os projetos desenvolvidos na universidade na área de nanotecnologia, ao participar da mesa-redonda sobre a Colaboração Brasil-Índia em Engenharia, mediada pelo decano do Centro de Tecnologia, Walter Issamu Suemitsu, na segunda-feira (10/8),  primeiro dia do evento Índia em Foco. Segundo Shantikumar, os conhecimentos gerados podem ser compartilhados entre as duas nações. Ele citou, por exemplo,  aqueles elaborados para o uso na biomedicina objetivando o diagnóstico precoce de doenças como o câncer.

Para o pró-reitor, Índia e Brasil devem aproveitar o momento de desenvolvimento para trabalharem em cooperação. “Eu acho que nossos países deveriam trabalhar juntos, já que ambos temos muitas pessoas desprivilegiadas, e nossas áreas de biotecnologia devem se unir para trazer desenvolvimento humano”, afirmou. Outros aspectos ressaltados por Shantikumar Nair foram a parceria universidade–indústrias, que ajuda a financiar programas de pesquisa, e a ampliação de plataformas de ensino on-line, que pode promover a troca de informação sem a necessidade das longas viagens intercontinentais.

Também participaram da palestra o representante do Instituto de Tecnologia de Madras, V.G. Idichandy, o  diretor do Instituto Nacional de Oceonografia – GOA,  S.R. Shetye, e o chefe de departamento de Engenharia Oceânica e Arquitetura Naval do Instituto Indiano de Tecnologia de Kharagpur. Eles contaram um pouco da história das instituições por eles representadas e principalmente sobre o interesse e desenvolvimento do ensino tecnológico no país. Um acordo de cooperação e intercâmbio entre a UFRJ e universidades indianas será firmado na sexta-feira (14/08), último dia do Índia em Foco.