Evento lembra o centenário de morte de Euclides da Cunha

Mesa-redonda, a ser realizada nesta sexta, no Fórum de Ciência e Cultura, reunirá Aloisio Teixeira, Joel Rufino dos Santos, Nilo Batista, Vera Malaguti e Zé Celso Martinez Corrêa.

O Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ apresenta o debate "Centenário da Morte de Euclides de Cunha" nesta sexta, dia 14. O evento, que ocorre das 8h às 19h, pretende analisar a vida e obra de um dos grandes nomes da literatura brasileira, morto durante uma troca de tiros por Dilermando de Assis, jovem oficial amante de Ana, esposa do escritor. Além da mesa-redonda, haverá um júri simulado, a partir do processo original, de Dilermando de Assis.

Promovido pelo Instituto Carioca de Criminologia, Núcleo de Estudos de Políticas em Direitos Humanos (NEPP-DH/UFRJ), Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH/UFRJ) e Centro Acadêmico Cândido de Oliveira do curso de Direito (CACO/UFRJ), o evento vai contar com as participações de Aloisio Teixeira, reitor da UFRJ, Vera Malaguti, diretora do Instituto Carioca de Criminologia, Joel Rufino dos Santos, professor aposentado de História e Literatura  da UFRJ, Zé Celso Martinez Corrêa, diretor de teatro e responsável pela montagem de "Os Sertões", e Nilo Batista, advogado criminalista.

O evento ocorre nos salões Dourado e Pedro Calmon do FCC, localizado na av. Pasteur, 250, no campus da Praia Vermelha.

Leia também a reportagem sobre os 100 anos da morte do escritor, nesta edição do Olhar Virtual.