O reitor Aloisio Teixeira e o ministro do Esporte, Orlando Silva, vão se encontrar ainda esta semana para debater como a UFRJ vai se inserir nos eventos esportivos que o Rio vai sediar nos próximos anos. Os temas a serem abordados na reunião ocuparam a agenda do encontro de segunda, dia 13, do Comitê Técnico do Plano Diretor (CTPD).
“Viveremos uma década esportiva no Rio de Janeiro e precisamos incluir o campus da Cidade Universitária dentro deste cenário”, avaliou o professor da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) Armando de Oliveira, em referência aos Jogos Mundiais Militares (2011) e à Copa do Mundo (2014). A cidade concorre ainda à sede das Olimpíadas de 2016.
Além do apoio político para melhorar as condições de acesso à Cidade Universitária, o CTPD solicitará que o reitor apresente a proposta do Complexo Integrado de Atividades Físicas (Ciaf) ao ministro do Esporte. Ocupando uma área total em torno de 170 mil metros quadrados, o projeto prevê diferentes módulos, como Estádio de Atletismo e Futebol, Parque Aquático, Ginásio Poliesportivo, Praia Olímpica, Ginásio de Atividades Múltiplas, entre outros.
“Eles podem ser construídos por partes e são planejados para serem aproveitados das 6h às 22h. Queremos que estas instalações sirvam, além das atividades acadêmicas, para as comunidades ao nosso entorno, como o Complexo da Maré”, frisou Armando, destacando ainda que, com a reforma do Maracanã, o Estádio Célio de Barros e Parque Júlio Delamare serão demolidos. “Temos espaço e projetos para abrigar e administrar um legado esportivo deste porte.”