Reitoria da UFRJ adia o início das aulas

Em virtude do surto da gripe H1N1, o semestre letivo na UFRJ terá início no dia 17 de agosto. Reitoria organiza grupo de trabalho para evitar o contágio.

O reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Aloísio Teixeira, anunciou o adiamento do início do segundo período letivo de 2009 na UFRJ para o próximo dia 17 de agosto. A decisão, comunicada hoje ao Conselho Universitário, e publicada em Portaria, considerou as atuais condições de propagação, no país, do vírus influenza A (H1N1); o adiamento do início das aulas nas redes estadual e municipal de ensino do Rio de Janeiro; a necessidade de cooperação com as medidas voltadas para o enfrentamento da epidemia, algumas das quais já adotadas em vários estados do país. Foi anunciada também a constituição de um Grupo de Trabalho encarregado da elaboração de procedimentos destinados à orientação dos públicos interno e externo.

Leia abaixo a íntegra da Portaria com a decisão:

O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, no uso das atribuições conferidas pelo Decreto de 24 de junho de 2003, publicado no Diário Oficial da União de 25 de junho de 2003, CONSIDERANDO as atuais condições de propagação, no país, do vírus influenza A (H1N1); o adiamento do início das aulas nas redes estadual e municipal de ensino do Rio de Janeiro; a necessidade de cooperação com as medidas voltadas para o enfrentamento da epidemia, algumas das quais já adotadas em vários estados do país; RESOLVE:

Determinar o adiamento do início do segundo período letivo de 2009 por duas semanas. Tal decisão abrange os cursos de graduação, de pós-graduação, stricto e lato sens, assim como os cursos de extensão. Com isso, todos os atos acadêmicos relativos ao período letivo serão igualmente estendidos por duas semanas.

1.1. Esta decisão exclui a residência médica, que, embora seja reconhecida como curso de pós-graduação, é indispensável para o próprio combate e prevenção da gripe.

Constituir Grupo de Trabalho, formado pelos professores Almir Fraga Valadares, Edimilson Ramos Migowski de Carvalho, Marcelo Gerardin Poirrot Land, Miriam Abduche Kaiuca, Regina Barbosa Moreira e Roberto de Andrade Medronho, assim como pelo médico Edmundo Vieites Novaes, para elaborar, executar e acompanhar a adoção de medidas adequadas, em particular no que se refere aos itens seguintes:

1.2. orientação à comunidade da UFRJ sobre como reconhecer os sintomas da doença e como proceder em caso de identificação dos sintomas;

1.3. orientação às decanias, unidades, órgãos suplementares e demais setores da UFRJ quanto a procedimentos a serem adotados por servidores docentes e técnico-administrativos, em atividade, que constatarem a manifestação dos sintomas;

1.4. divulgação de comunicado público que contenha informações úteis para a população sobre a doença.

1.5. estabelecimento de mecanismos especiais de apoio aos profissionais de saúde da UFRJ, bem como aos residentes, que estiverem atuando na linha de frente do combate à gripe.

Esta portaria entra em vigor na da de sua assinatura.

Aloísio Teixeira