Categorias
Memória

Inaugurado laboratório para produção de nova tecnologia biodegradável

Em parceria com o Instituto de Química da UFRJ, a Coppe/UFRJ inaugurou nesta sexta-feira (24/7) a unidade piloto para produção de biossurfactantes. O laboratório vai incrementar a produção de um detergente biodegradável capaz de limpar áreas poluídas com derramamento de óleos sem causar maiores danos ambientais, tecnologia pioneira no país.

A produção do detergente à base de glicerina será de 200 litros por semana. O valor é suficiente para que sejam feitos testes na remoção de manchas, tanto na água quanto no solo. A vantagem do produto é não deixar resíduos, como espumas e bolhas. 

A inauguração da unidade piloto ocorreu no encerramento do Simpósio de Processos de Separação com Membranas (SIMPAM), realizado entre os dias 20/7 e 24/7 pela Coppe/UFRJ. Durante o evento também foram apresentadas as novas instalações do projeto de Permeação Através de Membranas (PAM), primeira instituição brasileira a fabricar membranas para microfiltração, utilizadas na preservação ambiental e para aplicação na indústria e na área biomédica.