Abertura do evento contou com a participação de Robert Gray, professor e pesquisador da Universidade de Saint Andrews (Escócia).">Abertura do evento contou com a participação de Robert Gray, professor e pesquisador da Universidade de Saint Andrews (Escócia).">

Conferência internacional discute conceito de contabilidade social

A UFRJ está realizando, em parceria com a University of St. Andrews, na Escócia, a primeira Conferência Internacional de Contabilidade Social e Ambiental. O encontro acontece até amanhã, dia 28, nos salões do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ, no campus da Praia Vermelha. O objetivo do evento é promover um intercâmbio entre pesquisadores nacionais e estrangeiros para buscar soluções práticas para o cumprimento da Agenda 21.

A primeira palestra, na manhã de hoje no FCC,  contou com a participação de Robert Gray, professor e pesquisador da University of St. Andrews. Durante a apresentação, o professor explicou os conceitos de contabilidade, sustentabilidade e contabilidade social. “A contabilidade social é o universo de todas as possíveis contabilidades”, afirmou.

Ele também resgatou um breve histórico da contabilidade social no mundo. Segundo ele, depois de um processo inicial de sensibilização ambiental, foram elaborados relatórios sociais nos anos 70, quando se criou o conceito de “responsabilidade social” nas empresas. “Já as décadas de 80 e 90 foram marcadas pelo neoliberalismo. Houve uma espécie de ‘ecologização’ da contabilidade”, disse o pesquisador.

O evento continua amanhã com palestras e apresentações de trabalhos. O FCC fica localizado na av. Pasteur, 250 – Campus Praia Vermelha.