Cursos de Férias aproximam universidade e ensino básico

Desmistificar o conhecimento a partir da prática experimental, despertando o interesse dos alunos pela ciência e tornando o aprendizado mais agradável. Essa é a principal meta dos Cursos de Férias para professores e alunos do ensino básico promovidos pelo Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ (IBqM), que no próximo dia 20 inicia a sua 25ª edição.

A semente plantada pelo professor emérito Leopoldo de Meis hoje é coordenada pelo professor-adjunto do IBqM Wagner Seixas, que em 1994 era um dos alunos da rede pública que participou dos Cursos de Férias e posteriormente do Programa Jovens Talentosos. Wagner é o exemplo do ciclo virtuoso propiciado pelo projeto a partir da inserção de jovens ao meio científico.

Geralmente, nas férias de janeiro e julho ocorrem até três cursos com participação de 25 professores e 50 alunos do ensino básico em cada um. Na próxima edição haverá apenas o curso “Você tem fome de quê? Comer ou não comer?”. Professores e alunos da pós-graduação do instituto ministram atividades práticas nos laboratórios do IBqM nas áreas das ciências naturais e da saúde, norteadas pelo princípio do Método Científico.

– Nós queremos mostrar como o conhecimento científico é produzido. Como é o trabalho desenvolvido na universidade. Os alunos fazem questionamentos que são postos no quadro. Porém, nós não os respondemos. Sugerimos experimentos e juntamente com eles vamos descobrindo as respostas. São atividades completamente prático-experimentais – esclarece o professor Wagner.

Ao final de cada dia do curso serão encenados trechos da peça teatral O Método Científico, produzida pela própria equipe do IBqM, que busca contar como é o “fazer ciência”? Também são realizados minicongressos para discutir o andamento dos experimentos e planejar as atividades do dia seguinte.

Na primeira semana o curso é voltado apenas para os professores dos ensinos médio e fundamental. “Nós apresentamos a nossa metodologia baseada no Método Científico, que questiona o padrão tradicional do livro didático. Nesse primeiro momento os professores costumam dizer que esse método é complicado para ser aplicado na escola pública, tendo em vista todas as suas dificuldades”, diz Wagner.

Na segunda semana são desempenhadas as atividades com os alunos. “Os professores circulam pelas salas e observam como pode ser aplicada nas escolas a metodologia científica, tornando as aulas mais dinâmicas e despertando o interesse dos alunos”, afirma o professor do IBqM.

Programa Jovens Talentosos

Os estudantes que se destacam nos Cursos de Férias são convidados a estagiar nos laboratórios do IBqM, sob a orientação de alunos de pós-graduação. A seleção é baseada no talento e na condição socioeconômica do participante. Os estagiários recebem uma ajuda de custo durante o período que passam no laboratório.

– Sua tarefa é auxiliar o aluno de pós-graduação no desenvolvimento de sua tese e o aluno de pós-graduação orienta o estudante não só no trabalho experimental, mas também acompanhando seu desempenho escolar. O objetivo principal é dar oportunidade ao jovem de desenvolver o talento para a pesquisa; para o estudante de pós-graduação, é possibilitar um aprendizado mais íntimo com a realidade social-escolar do país – explica o coordenador do projeto.

Expansão do projeto

O sucesso dos Cursos de Férias pode ser percebido pela grande demanda de inscrições. Devido à procura o instituto tem de selecionar os participantes.

O projeto também tem se difundido pelo país. De acordo com o professor Wagner, “atualmente existem 24 grupos espalhados pelo Brasil trabalhando com a mesma metodologia, mas respeitando as características e necessidades regionais. Esses grupos se reúnem uma vez ao ano para apresentar os resultados e discutir novas ações”.

Próxima edição

Os participantes dos Cursos de Férias de julho já foram selecionados. As atividades do curso “Você tem fome de quê? Comer ou não comer?” se iniciam no dia 20 para os professores e no dia 27 para os alunos. O encerramento acontece no dia 31 com a apresentação de uma animação em vídeo sobre o Método Científico, mostrando a caminhada da espécie humana.

Os interessados em participar das próximas edições devem entrar em contato com o IBqM através do telefone 2562-6762 ou pelo e-mail cferias@bioqmed.ufrj.br. Os cursos não são restritos a alunos e professores da rede pública de ensino.