Coppe recebe certificado da União Europeia

O Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da UFRJ (Coppe-UFRJ) está entre as entidades que serão certificadas pela Comissão Europeia. O órgão executivo da União Europeia (UE) reconheceu a unidade acadêmica por ter participado do sétimo Programa-Quadro de Pesquisa e Desenvolvimento (7º PQ). A cerimônia acontece na Embraer, em São José dos Campos (SP), no dia 14 de agosto.

Mesmo financiado pelo setor de Ciência e Tecnologia da UE, o 7º PQ conta com grande cooperação internacional e o Brasil se destaca como um dos maiores participantes do programa, que conta com um orçamento de 53,4 bilhões de euros e abrange dez áreas diferentes do conhecimento: saúde, alimentos e biotecnologia, tecnologias da informação e comunicação, nanotecnologia, energia, meio ambiente, transportes, ciências humanas, espaço e segurança.  As equipes montadas em cada projeto são feitas em consórcios com instituições de países europeus e de fora do continente, dependendo do edital.

Além da Coppe, outras organizações brasileiras serão premiadas por fazerem parte do 7º PQ. A Universidade de São Paulo, a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa da UFMG; a Embrapa; a Universidade Federal do Paraná; a Universidade Estadual de Campinas, a Universidade Federal do Pará; o Instituto de estudos do Mar Almirante Paulo Moreira e a Fundação Universidade de Brasília também participaram do programa.