Categorias
Memória

Especialista aborda credibilidade de informações no ambiente virtual

A grande quantidade de dados disponíveis no ambiente digital aumenta a circulação de informações e oferece maior facilidade aos usuários, mas não garante credibilidade. O aproveitamento do conteúdo acessado vai depender do tratamento dado por cada indivíduo. A análise foi feita na manhã de quarta-feira, dia 15, pela professora e pesquisadora Judit Bar-Ilan, da Universidade de Bar-Ilan, de Israel, durante palestra na 12ª Conferência da Sociedade Internacional de Cienciometria e Informetria, realizada no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, no campus da Praia Vermelha.

Para a especialista, é importante tentar se prevenir dos erros de alguns bancos de dados. Segundo ela, o Google Acadêmico, ferramenta de pesquisa destinada a estudantes, é um exemplo de fonte de pesquisa muito utilizada hoje em dia, mas que pode apresentar limitações.

Judit abordou também a Web 2.0, termo criado para designar a segunda geração da internet, que está relacionada às redes sociais e às tecnologias da informação. A internet, cada vez mais dinâmica e interativa, oferece fóruns de discussão online, blogs e fontes de pesquisa de conteúdo aberto, como o Wikipédia. “No novo contexto mundial de informações em larga escala, é essencial que se faça uma análise ainda mais precisa”, salienta Judit Bar-Ilan.