Professor de Economia ensina a administrar as finanças

Quais os motivos que levam as pessoas a perder o controle sobre o próprio bolso e como negociar o pagamento das dívidas? A resposta quem dará será o professor  e palestrante Nelson Chalfun, do Instituto de Economia (IE/UFRJ), que nesta quarta-feira (15/07) falará sobre administração das finanças pessoais e familiares. “Há tantos casos de endividamento crônico que uma questão de natureza financeira passa a conformar um problema social”, disse o professor. O evento será realizado a partir das 12h, no Bloco G do Centro de Tecnologia (CT/UFRJ), sala 119, Cidade Universitária.

Segundo o palestrante, existem diferentes maneiras de administrar as finanças.  “Há pessoas que simplesmente guardam o dinheiro embaixo do colchão e vivem com raiva da vida; outras, nem colchão mais têm e vivem desesperadas nas mãos de agiotas; há ainda as que conseguem estabelecer uma hierarquia de gastos pessoais e executá-los de acordo com o planejado, atendendo às necessidades básicas e dispondo de tempo e dinheiro para o lazer. O dinheiro é uma coisa boa, dependendo de como o gastamos.”

O evento é realizado em parceria com o Programa Social de Integração Humana (PSIhU/PENO), Decania do CT, Assessoria de Sistemas da Qualidade (ASQ), Gerência de Recursos Humanos (GRU) do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ) e Ouvidoria da UFRJ.