Programa abre 10 mil vagas para mestrado,  docência  e pesquisa. Duração vai de três meses a três anos.">Programa abre 10 mil vagas para mestrado,  docência  e pesquisa. Duração vai de três meses a três anos.">

Inscrições abertas para bolsas na Europa

A Comissão Europeia abriu 10 mil vagas para bolsistas na edição 2009-2010 do Programa Eramus Mundus. Desse total de vagas, 1.833 são destinadas a estudantes que vão participar de cursos de mestrado, 439 para docentes e o restante para bolsas de modalidades individuais para estudos, pesquisa e docência, com duração de três meses a três anos.

Fazem parte do Eramus Mundus 735 instituições de ensino superior. Os bolsistas são oriundos de 105 países, com grande número de participantes brasileiros. A UFRJ é uma das universidades que mais contribui para esse número, através do Centro de Informação Europeia (CIE-UFRJ). Além de oferecer bolsas de estudos no Velho Continente, o programa também promove intercâmbios para países da União Europeia (UE).

O ano de 2009 marca o início da segunda fase do programa, criado em 2003. O objetivo da nova etapa, que vai até 2013, é criar novos cursos de mestrado e confirmar a expansão do projeto.

Os interessados devem ter fluência em inglês ou em qualquer outra língua falada no país para o qual se candidatar. Outras informações nos sites do Programa Erasmus Mundus e da Delegação da Comissão Européia .