Concertos comemoram 161 do Conservatório de Música

Evento comemora os 161 anos do Conservatório de Música.

A Escola de Música da UFRJ comemora, de 10 a 14 de agosto, o aniversário de 161 anos da fundação do Conservatório de Música. A data vai ser celebrada com concertos que contam com a participação de professores, alunos e músicos convidados.

O tema do evento neste ano é  “Villa-Lobos e seus contemporâneos”, relacionando a produção do compositor brasileiro às obras dos mais renomados artistas do século XX, como Stravinsky, Bartok, Milhaud, Shostakovich, Schoenberg, Berg e Webern. As apresentações ocorrerão no Salão Leopoldo Miguez, às 18:30h.

História

A inauguração do Conservatório de Música aconteceu em 13 de agosto de 1848, apenas sete anos após a Sociedade de Música solicitar ao governo imperial a criação do mesmo. A cerimônia de inauguração aconteceu em sessão solene no Museu Imperial – antigo prédio do Arquivo Nacional, na atual Praça da República -, seguida de um concerto em que foi executada por uma orquestra, entre outras obras, uma abertura do Padre José Maurício Nunes Garcia. O Conservatório instalou-se inicialmente em um salão do Museu Imperial, tendo como seu primeiro diretor Francisco Manuel da Silva. Em 1855, foi anexado à Academia de Belas Artes.