Categorias
Memória

Simpósio aprofunda o estudo de fármacos

 Como parte do evento “Escolas de Altos Estudos – a Biomedicina do século 21”, aconteceu na quarta-feira (1/07) o simpósio “Novas estratégias na pesquisa e desenvolvimento de fármacos”. A comunidade acadêmica compareceu em peso para debater os assuntos mais recentes da área de Farmacologia e Química Medicinal.

O primeiro palestrante foi Peter Csernely, da Universidade Semmelweis (Semmelweis University), Hungria. Ele demonstrou abordagens em rede para o benefício do desenvolvimento de fármacos. O professor sempre foi adepto à utilização de redes como importante meio a ser explorado. “Só com trabalho em rede é possível cativar os jovens para continuarem a trabalhar em seus países”, defendeu.

O segundo participante foi Karlfried Groebe, da ProteoSys AG, na Alemanha. Ele foi responsável pela conferência “O que a biologia de sistemas significa para o desenvolvimento de fármacos?”. A importância da análise dos mecanismos de ação dos fármacos está relacionada ao entendimento de interações químicas e físicas entre o medicamento e seu alvo na célula.

O especialista falou sobre a emergência de novos paradigmas na descoberta de drogas. Entre os exemplos, citou a utilização de fármacos com múltiplas finalidades, além das demonstrações da complexidade do metabolismo e da previsão do efeito de medicamentos em fase de testes.

Ao concluir, Groebe destacou sua satisfação em visitar o Brasil e agradeceu a hospitalidade com que foi recepcionado.