">O professor mais antigo do Departamento de Geologia da UFRJ faleceu nesta quarta, dia 1o, vítima de AVC.

Morre Joel Gomes de Valença

Faleceu nesta quarta, dia 1º, o professor titular do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Joel Gomes Valença. Responsável pelo mapeamento e estudo geológico do complexo alcalino do Estado do Rio de Janeiro, o docente veio a óbito em virtude de um acidente vascular cerebral. O professor deixa um filho, também geólogo, e a esposa, Dona Marly.

Carreira acadêmica

Graduado em Geologia pela UFRJ em 1964 e doutorado em 1980, pela University of Western (Ontário), Valença foi chefe do Departamento de Geologia da UFRJ de 1971 a 1973 e membro do colegiado superior de 1996 a 1998. Atuando nas áreas de geologia regional e geoquímica, o docente recebeu, em 1966, o prêmio Martelo de Prata, da Sociedade Brasileira de Geologia.

Professor mais antigo do Departamento, Valença contribuiu para a formação de diversos profissionais e na orientação de teses e pesquisas. O trabalho que realizou com rochas alcalinas ajudou na comprovação de que os continentes americano e africano formavam um só: o Pangea.