Com a proposta de discutir as crises que o jornalismo vem passando, Alexandre Freeland, editor-chefe do jornal O Dia, discutiu, no dia 16 de junho, a nova configuração do seu jornal diante do cenário de mudanças proporcionadas pelas novas tecnologias. A palestra foi organizada pela disciplina Jornalismo Contemporâneo, da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ.
Ele abordou, por exemplo, a competição gerada após a disseminação da internet. Os veículos online, explica Freeland, devem ter certos recursos específicos para atrair os leitores por estarem situados num ambiente disperso e variado. O editor comenta que foi preciso reorganizar o jornal O Dia em um novo formato, trabalhando mais a criatividade. No jornal impresso, foram adicionados certos símbolos que estimulam a maior participação do leitor. Além disso, o diário busca também maior interação entre os leitores do jornal impresso e eletrônico, como as opiniões enviadas por e-mail, tratando de assuntos veiculados por ambos os meios.
Por se tratar de um jornal mais popular, Freeland afirma que há necessidade de produzir um novo tratamento em relação ao fato. “Precisamos ter em mente que o nosso leitor quer algo novo. Por isso, a criatividade é indispensável”, afirma. O editor concluiu a palestra defendendo o jornalista que busca um diferencial na cobertura: “Uma boa história, bem contada, vai sempre fazer sucesso e ser interessante. Precisamos buscar o meio certo para isso.”