Adufrj e Freixo homenageados

Conselho Universitário lembra o trabalho do deputado Marcelo Freixo à frente da CPI das Milícias e os 30 anos da Adufj.

O Conselho Universitário da UFRJ (Consuni) aprovou na última quinta, dia 25, duas moções. Uma delas em solidariedade ao deputado estadual Marcelo Freixo e a seu assessor, Vinícius George, pela “relevância social do trabalho na presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), que investigou a atuação das milícias no estado”.

As autoridades de Segurança Pública do estado revelaram recentemente que foram descobertos planos de grupos de milicianos para assassinar o parlamentar e seu assessor, pelo trabalho desempenhado à frente da CPI das Milícias. O relatório final do documento pediu o indiciamento de 225 pessoas envolvidas com o controle armado de cerca de 171 comunidades. Leia mais

A notícia foi motivo de alerta enviado pela Anistia Internacional a entidades de todo o mundo. Ainda segundo o documento do Consuni, figuram como objetivos da UFRJ sua “participação, de caráter formativo e informativo, na opinião pública” e “o fortalecimento da paz e da solidariedade universal”.

30 anos da Adufrj

A outra moção foi em louvor às três décadas de atuação da Seção Sindical dos Docentes da UFRJ (Adufrj-SSind), celebradas no mês de junho. A minuta destacou que durante seus 30 anos de história, a Adufrj-SSind contribuiu para “a organização coletiva dos docentes em âmbitos local e nacional, para as lutas da comunidade universitária empreendidas em defesa das universidades federais como instituições de ensino, pesquisa e extensão públicas, gratuitas, democráticas, autônomas e de qualidade, assim como para as lutas democráticas gerais da sociedade brasileira”.