Categorias
Memória

Diálogos Cariocas no Fórum de Ciência e Cultura

O Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ promove a primeira edição do ciclo “Diálogos cariocas” nos dias 26 e 30 de junho e 1º e 3 de julho. O objetivo é debater a cidade do Rio de Janeiro em seus diferentes aspectos. Os temas incluem crescimento demográfico, preservação do meio ambiente, segurança pública e urbanização.

No dia 26, está programado o debate “O Rio que se muda”, com Carlos Fernando Andrade, doutor em Urbanismo pela UFRJ e superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Antônio Guaraná, secretário de Obras do Rio de Janeiro, e Mauro Osório da Silva, economista e professor especialista em estudos sobre o Rio de Janeiro.

No dia 30, o debate "Rio, cidade, lagoa, mar e floresta" contará com a presença de Antonio Carlos Gusmão, presidente da Comissão Estadual de Controle Ambiental (CECA). Também estarão na mesa Fernando Walcacer, procurador do Estado e professor do Departamento de Direito da PUC-Rio, e Roberto Ainbinder, arquiteto e urbanista.

No dia 1° de julho, o tema será "Medo, violência e liberdade". Participam Vera Malaguti Batista, doutora em Saúde Coletiva e secretária-geral do Instituto Carioca de Criminologia, Maria Ignez Baldez, defensora Pública do Rio de Janeiro, Geraldo Prado, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado, e Janice Caiafa, poetisa e antropóloga.

No encerramento de “Diálogos cariocas”, no dia 3 de julho, está programada a palestra "Rio: favela ou bairro", tendo como convidado Sérgio Magalhães, professor de Urbanismo da UFRJ. Também participam Ícaro Moreno Júnior, presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (EMOP), Jailson de Souza, coordenador do Observatório de Favelas, e o cineasta Nelson Pereira dos Santos.

Durante o evento, haverá também mostras com trechos editados de filmes sobre o Rio de Janeiro, como Orfeu do Carnaval (Marcel Camus), Roberto Carlos e o Diamante Cor de Rosa (Roberto Farias), O Assalto ao Trem Pagador (Roberto Farias) e Rio 40 Graus (Nelson Pereira dos Santos), sempre contextualizando os temas apresentados e discutidos.

O ciclo “Diálogos cariocas” acontece no Salão Dourado do Fórum de Ciência e Cultura, das 14 às 18 horas. O endereço é av. Pasteur, 250, Urca.