Encontro aborda desafios do Serviço Social

O Fórum de Ciência e Cultura está realizando até o dia 24 de junho dois encontros para profissionais de Serviço Social. O I Encontro do Serviço Social do Ministério Público da Região Sudeste e o III Encontro Estadual do Serviço Social no Campo Sociojurídico são promovidos pela Coordenação de Pós-Graduação da Escola de Serviço Social (ESS/UFRJ).

A abertura do I Encontro foi realizada na segunda, dia 22, no Salão Pedro Calmon. Participaram da primeira mesa Fátima da Silva Grave Ortiz, presidente do Conselho Regional de Serviço Social do Estado do Rio de Janeiro, Yolanda Guerra, coordenadora da pós-graduação da ESS/UFRJ, e as assistentes sociais Márcia Nogueira da Silva e Carmen Lúcia.

Fátima agradeceu a presença de todos no evento e comentou que “é própria da categoria dos assistentes sociais essa capacidade de se reunir e trocar experiências”. Em seguida, falou sobre os desafios comuns na área, como a luta pela ampliação do número de profissionais através da realização de concursos públicos.

– Estamos tentando marcar uma audiência com Cláudio Soares Lopes, procurador-geral do Ministério Público, para apresentar as nossas demandas. Queremos um vínculo estável para a categoria, como servidor público. A equipe do Ministério público tem produzido com qualidade. Queremos o reconhecimento desses atores sociais – afirmou a presidente do conselho regional.

Além disso, Fátima afirmou que o Serviço Social precisa pensar em estratégias de luta em busca de serviços públicos de qualidade. Para isso, segundo ela, são necessárias a ampliação do quadro dos assistentes sociais e a constante articulação com as lutas dos trabalhadores. “O exercício profissional competente e crítico pode nos oferecer dicas de como superar as barreiras institucionais e os problemas conjunturais apresentados. Temos que tentar reduzir as desigualdades de uma sociedade marcada por tantas injustiças. Aproveitem o evento para essa reflexão”, complementou.

A professora Yolanda Guerra falou sobre as atividades acadêmicas da UFRJ. “A direção da Escola de Serviço Social tem priorizado o contato com o campo profissional, tentando oferecer mais cursos de especialização e gratuidade nas atividades.” Já Márcia Nogueira da Silva afirmou se sentir feliz com a realização dos dois eventos e a participação de assistentes sociais de vários estados. Também salientou a importância da reflexão acerca de questões próprias do Ministério Público, sem perder, no entanto, a visão da atuação no campo jurídico.

Prática profissional

Após a abertura do evento, foi iniciada a segunda mesa do dia, com a professora Valéria Lucília Forti, que discutiu “O processo de trabalho e o Serviço Social”. “O processo de trabalho não é singular. São diferentes os processos de trabalho nos quais o Serviço Social se insere. Ele faz parte de um serviço coletivo. O processo de trabalho não pode ser reduzido ao campo técnico-instrumental. Devemos enxergá-lo como um processo histórico”, observou Valéria.

O evento continua nos dias 23 e 24 com o III Encontro do Serviço Social no Campo Sociojurídico. No dia 23, a conferência de abertura contará com a presença do desembargador do Tribunal de Justiça e professor de Direito da UERJ Sergio de Souza Verani. Os encontros são voltados para assistentes sociais, além de docentes e estudantes de Serviço Social e Psicologia.