UFRJ recebe evento em homenagem a dramaturgo francês

O Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ recebe o projeto “Novarina em Cena”, em homenagem ao dramaturgo e artista plástico francês Valère Novarina, que teve sua primeira edição em abril, no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo. O evento tem início nesta segunda, dia 22, e se estende até o mês de agosto com conferências, mesas-redondas, encenação de peças teatrais e lançamento de livro. A primeira palestra, que ocorre às 19h no Salão Moniz de Aragão, será da diretora teatral Claude Buchvald, professora da Paris VII e uma das principais encenadoras da obra de Novarina na França.

Nascido na França, em 1947, o homenageado é um dos autores contemporâneos mais encenados. Os textos mais famosos de Valère Novarina – Carta aos atores e Para Louis de Funès – já foram traduzidos para o italiano, sueco, inglês, alemão, catalão e português.

As peças teatrais do projeto ocorrem em teatros fora da universidade. Os espetáculos Vocês que habitam o tempo e Luzes do corpo – o ator sacrificante, ambos dirigidos por Buchval, serão encenados no Teatro Glauce Rocha, nos dias 02 e 09 de julho. Já no Espaço SESC ocorrerão as seguintes apresentações: A inquietude, no dia 16 de julho, O ateliê voador, dia 17, e O animal do tempo, dia 18.

O Fórum de Ciência e Cultura fica localizado no 2º andar do Palácio Universitário do Campus da Praia Vermelha. O endereço é av. Pasteur, 250, Urca.

Programação:

13/07 às 19h
Conferência com a presença de Valère Novarina.

03/08 às 19h
Conferência Vocês que habitam o tempo, com o psicanalista Romildo do Rêgo Barros.

04/08 às 19h
Mesa-redonda O homem fora de si. A mesa será composta por José da Costa (professor do Departamento de Teoria do Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO e pesquisador do CNPq), Luiz Fernando Medeiros de Carvalho (professor de Teoria da Literatura da Universidade Vale do Rio Verde e Unincor/MG) e Henrique Antoun (filósofo e professor da ECO-UFRJ), com mediação de Angela Leite Lopes (tradutora, dramaturga e professora da EBA/UFRJ).