Categorias
Memória

Documentários discutem tortura e violência

O projeto “Direitos Humanos em Tela”, do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos da UFRJ (NEPP-DH), exibe na terça-feira, dia 23, os documentários “Sônia Morta Viva” e “Elas na favela”. O evento prevê também um debate com participação de Maria Silveira, professora de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Maria Dalva, mãe de um dos cinco jovens assassinados na chacina do Borel em 2003.

"Elas na favela", de Marcelo Freixo, retrata, do ponto de vista das mulheres, o que representa uma ocupação policial no dia-a-dia da favela. No curta, relatos de seis moradoras de uma das maiores comunidades do Rio de Janeiro expõem uma política de segurança pública que historicamente criminaliza a pobreza.

"Sônia Morta Viva", produção de 1985 do diretor Sérgio Waisman, aborda a trajetória da militante revolucionária Sônia Moraes Angel Jones, companheira de Stuart Angel, filho de Zuzu Angel.

O projeto acontece às 14h no auditório anexo do Centro de Filosofia e Ciência Humanas (CFCH/UFRJ), localizado na avenida Pasteur, 250, Campus Praia Vermelha.